Como o armazenamento digital revolucionou os documentos fiscais?

homem apontando para seus documentos digitalizados no seu notebook feliz por ter optado pelo armazenamento digital

Armazenamento digital “pra quê”? O mundo digital está cada vez mais ocupando um espaço maior em nossas vidas. Isso se dá, pois, hoje em dia é comum passarmos muito tempo na ‘internet’.

Conseguimos resolver todos os tipos de burocracias de forma ‘online’. Assim, uma das ações que está revolucionando como empresas gerenciam seus documentos fiscais são o armazenamento digital. No blog de hoje falaremos um pouco mais sobre o tema!

O que é o armazenamento digital? 

É muito comum empresas sofrerem com a falta de espaço para guardar documentos. Além disso, muitos desses registros precisam ser preservados por um determinado tempo em lugares seguros.

Tal necessidade de conservação é uma obrigação imposta pela legislação brasileira. Assim, a forma de solucionar tais problemas é o armazenamento digital.

Através da digitalização os documentos contábeis, fiscais, trabalhistas, de tributos, financeiros e de encargos ficam mais seguros e organizados.

Curadoria digital: evolução do armazenamento

Para o escritor Jordi Planella e um conjunto de autores do livro: “Curadoria Digital e Gênero na Ciência da Informação” pela editora Oficina Universitária:

O mundo das presenças é simulado, apresentado e representado no meio digital. No contexto da comunicação dígito-virtual, e a partir das recentes transformações em seus suportes, os acervos multimodais de informação passam para um estado em que o acesso dos sujeitos informacionais às informações pode ser facilitado e expandido.

Em tal universo, a informação e os dados representados necessitam de tratamentos conceituais e técnicos que respeitem a natureza e as particularidades dos meios e das linguagens que neles transitam. Além disso, por tramitarem em um meio frágil como é o digital, as informações codificadas para suportes eletrônicos também necessitam de procedimentos e cuidados que visem a sua preservação integral.

Na Ciência da Informação, o conjunto de procedimentos contínuos e iterativos com vistas a atender as demandas de cuidados para otimizar acesso e preservação é denominado Curadoria Digital (ou armazenamento digital): um complexo de processos que incluem desde o design e conceituação inicial, até a designação de metadados, a avaliação decisões de preservação ou descarte, a transformação, o acesso, o compartilhamento e a reavaliação dos objetos digitais.

Quando se trata de gênero, as condições se agudizam, pois a necessidade da Curadoria Digital (ou armazenamento digital) se torna mais premente quando nos deparamos com os eventos dramáticos que concernem os seus múltiplos territórios. Neles, a informação deve tramitar com o propósito sociocultural de dar conta de criar estratégias e instrumentos para a superação dos inúmeros desafios e das presentes injustiças.

O livro Curadoria Digital e Gênero na Ciência da Informação: acesso e preservação busca, por meio da visão congregada de autores do panorama nacional e internacional, tratar das temáticas concernentes a algumas problemáticas de gênero na perspectiva das melhorias proporcionadas pelas ações Armazenamento Digital; e das particularidades de preservação e acesso que se aplicam.

fonte: Curadoria Digital e Gênero na Ciência da Informação. N.p.: Editora Oficina Universitária, 2021.

As vantagens do armazenamento digital: 

São inúmeras as vantagens que o armazenamento digital pode oferecer para as empresas. Dentre eles destacam-se:

  • Agilidade no acesso à informação, não precisando se deslocar para outros ambientes
  • Diminui a perda de documentos
  • Redução de prejuízos com a perca de documentos importantes
  • Menos gastos com materiais para escritório
  • Favorece a sustentabilidade com a redução de documentos impressos
  • Mais seguro, evitando fraudes
  • Não desgasta com o tempo
  • Maior organização.

Para você se beneficiar dessa revolução de armazenamento dos documentos digitais é preciso contar com uma plataforma fiscal de confiança.

O TRIBUTUM faz o armazenamento digital e organização em um só lugar, seguro e escalável de todos os seus Documentos Fiscais (NF-es e CT-es).

Precisa de soluções fiscais inteligentes? Conte com a Sticorp! 

Somos uma empresa especializada em ‘softwares’ e serviços para as áreas fiscal e tributária. Para conhecer mais sobre o TRIBUTUM clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

× Como posso te ajudar?