Além do inglês, quais outras línguas você fala?
2 de maio de 2016
Bloqueio do WhatsApp: tudo o que as empresas não mereciam
3 de maio de 2016
Exibir tudo

Por dentro do universo da TI nas empresas

lucasmoreno Por Lucas Moreno, suporte de TI na STICORP

 

Por dentro do universo da TI nas empresas

Conhecido como “mocinho do computador”, ou em um passado não muito distante “rapazinho do CPD*”, o profissional em Tecnologia da Informação (TI) leva consigo uma grande responsabilidade: a de manter toda a infraestrutura da empresa funcionando impecavelmente.

Qualquer deslize em seu trabalho pode atingir gravidade de grandes proporções e acarretar desafios irreparáveis, desde uma simples falha na rede, até a perda de um ou de todos os backups de um servidor.

Cá entre nós: você perdeu todas as cópias de backup de seu servidor e neste momento um usuário requisita um de seus arquivos que “sem querer” ele mesmo apagou? Prepare-se, você terá um longo dia!

Os profissionais de TI permanecem sempre atentos e possuem olhos treinados para a cultura do usuário, visualizando a forma como o computador é utilizado.

A partir de sites acessados e programas baixados, o profissional de TI pode orientar e auxiliar o usuário da melhor forma possível, prevendo possíveis problemas para antecipar suas soluções e manter o sistema seguro.

E já que falamos em soluções, aqui vai uma boa informação: na informática, muitas vezes não há uma solução!

Aí você me pergunta: Lucas, como assim? Você é da TI, eu estou com uma problema e você não tem a solução?

A resposta é: exato. Em muitos dos problemas que podem ocorrer diariamente não teremos um solução, pelo menos não diretamente, as vezes é necessário pesquisar na internet sobre, ou ficar em um jogo de tentativa e erro, mas claro que em anos de trabalho na área se acumula experiência, o que faz você encurtar os caminhos para a resolução de problemas, ou muitas vezes ir direto ao ponto.

Para você se dar bem no relacionamento com seu computador, pessoal ou profissional, algumas dicas são fundamentais.

Faça Backup

Sim, faça backup. Por mais que a equipe de TI sempre te salve, desastres acontecem. Tenha sempre em mãos o bom e velho pen-drive e mantenha nele uma cópia de segurança de seus principais arquivos de trabalho, esta é uma dica valiosa.

Mantenha tudo organizado

Durante o trabalho diário temos o costume de ir “jogando” os arquivos na tela inicial do nosso sistema operacional, o que pode parecer facilitar no início.  Entretanto, depois de algum tempo, ele se transforma em um “Triangulo das Bermudas”.

Para evitar essa bagunça toda, crie pastas. Invista algo em torno de 3 segundos, crie uma pasta, renomeie ela com um nome relacionado ao arquivo e pronto.

Tudo ficará sempre bem organizado, você conseguirá achar qualquer arquivo rapidamente e com certeza seu chefe vai aprovar sua atitude.

Invista em conhecimento

Dizem que o importante não é saber, mas sim ser amigo de quem sabe. Não é bem por aí, conhecimento nunca é demais. Não é porque sempre que você precisa de uma ajuda basta chamar alguém da TI que está tudo certo.

Aprenda a resolver coisas simples do cotidiano. Às vezes, investir em um curso mesmo que siga a carreira de TI, ou mesmo pesquisar sobre os problemas cotidianos que você tem vão lhe economizar tempo, otimizar seu trabalho e também valorizar seu trabalho aos olhos do chefe. 😉

Antivírus

Os vírus, eles estão aqui, aí e em todo o lugar, com força total para roubar informações, causar lentidão e muita dor de cabeça, principalmente para quem é da TI.

Aliás, algo que você sempre deve notar é se em seu computador de trabalho existe um bom antivírus instalado – e se ele está atualizado, pois um antivírus com um único dia sem atualização já deixa seu computador vulnerável.

Seja proativo

Eu sei que a equipe de TI normalmente fica na correria dentro de qualquer empresa, e conseguir contato com eles as vezes pode parecer difícil. Não é por isso que você deve deixar um problema passar ou conviver com ele, então sempre que notar um problema com seu computador, ou com o computador do vizinho e até mesmo um problema com a rede ou em algum servidor, contate a equipe de TI.

Eles podem ainda nem ter o conhecimento deste problema e vão agradecer o seu contato.

 

*CPD é a sigla de Centro de Processamento de Dados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *