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Saúde empresarial: a importância da gestão de pessoas nas organizações

roshni Por Roshni Ranchod, psicóloga organizacional na STICORP

Para que uma empresa se torne moderna, com serviços competitivos, qualidade e com uma imagem satisfatória, é preciso que esta mantenha um bom relacionamento não só com seus clientes, mas também com seus colaboradores.

A compreensão do nível de satisfação e motivação dos colaboradores são fatores responsáveis pelo estabelecimento de uma vida de relações saudáveis tanto dentro como fora da organização, desta forma, identificar os fatores que influenciam no clima organizacional, possibilita a base para um planejamento estratégico que vise desenvolvimento e crescimento da empresa com vistas a melhorias a fim de valorizar o seu maior diferencial: as pessoas.

Nesse sentido, os colaboradores se tornam agentes do processo, sendo sujeitos ativos, opinando e emitindo sugestões, tendo em vista que colaboradores satisfeitos geram clientes satisfeitos e consequentemente maior lucratividade para a empresa.

A gestão de pessoas tem sido a responsável pela excelência de organizações, uma vez que, o grande diferencial, a principal vantagem competitiva das empresas, decorre das pessoas que nela trabalham.

 

A seguir, sugestões de estratégias a serem adotadas para avaliar o nível de satisfação dos colaboradores de uma empresa:

Pesquisa de clima organizacional – questões objetivando verificar como o colaborador percebe o ambiente físico da empresa, como avaliam os gestores e os treinamentos fornecidos pela empresa, qual a importância dada à qualidade de vida do colaborador dentro e fora da empresa, etc.

Realização de reuniões motivacionais – visando sempre o bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, para que os mesmos mantenham e/ou fiquem mais motivados para exercer suas funções e que possam ter um espaço aberto para contribuir com idéias.

Apresentações do planejamento estratégico – a empresa apresenta a seus colaboradores um comparativo de como a empresa era antigamente, como a empresa está atualmente, e os objetivos e possibilidades de desenvolvimento para o futuro da empresa.

Feedback Mútuo – Tanto o colaborador quanto a empresa realizam uma apreciação de como está sendo a experiência e o desempenho do trabalho dentro da organização.

 

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