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O papel do novo marketing nas empresas

flavia-bloPor Flavia Gamonar, gerente de marketing STICORP

Nos últimos meses o marketing assumiu um novo papel. Se até certa época ele era visto apenas como uma ajuda ou apoio para a empresa, muitas vezes focado em produzir folders ou organizar eventos, agora ele é o coração do negócio. Ele caminha junto com vendas e, no meio digital, ganha um papel antes nunca visto.

Vamos lembrar o que ocorria há alguns anos: nossas formas de entretenimento eram poucas. Costumávamos nos reunir ao redor da TV, que em seu início oferecia pouquíssimos canais. Naquela época, a única possibilidade era juntar  a família na sala e todos assistirem ao mesmo canal. O que nos fosse empurrado era visto, ninguém podia escolher o que queria ver. No dia seguinte, na escola ou no trabalho, falávamos sobre o que assistimos.

A TV evoluiu e também virou um meio de se fazer publicidade. Junto com ela, estratégias envolvendo anúncios em revistas, jornais e outdoors. Em comum, feitos para as massas, não era possível segmentar ou falar apenas com determinado público. Também não existiam formas de mensurar e entender se aquilo havia surtido efeito.

Com o digital, hoje temos diversas opções competindo com as mídias tradicionais. São diversos concorrentes disputando espaço e a atenção fica distribuída entre diversas mídias. O próprio celular tornou-se a primeira tela, papel que antes era da TV. Nasce também a possibilidade de segmentar a comunicação e falar com nichos, focando produtos e serviços para determinado interesse ou público.

Passamos por uma fase em que produtos eram anunciados de forma explícita, obrigando o usuário a ver pop-ups pulando na tela e oferecendo a ele um produto que nem sempre o interessava. Mas com tantos conteúdos e concorrentes, o marketing agora se foca em levar conteúdo que agregue aos visitantes do site da empresa.

A verdade é que saímos de uma era rasa e entramos em uma nova era: a do conteúdo denso, bem escrito, que possa entregar valor para quem lê e ajudá-lo de alguma forma. Aos poucos, a empresa pode tornar-se referência nesta área, pois demonstra sua expertise por meio desses conteúdos.

Para isso, consideramos que existem diversos tipos de audiência e que para cada um precisamos preparar conteúdos diferentes. É por isso que na STICORP buscamos produzir conteúdos relevantes para nossos clientes e potenciais clientes.

No site de nosso produto Sped Controle você encontra um blog com notícias relevantes da área tributária, além de conteúdos ricos que podem ser baixados e lhe ajudar em seu dia a dia, como e-books e planilhas.

Este é o papel do novo marketing, entender seus potenciais clientes e conversar com eles, por meio da publicação de conteúdos que demonstram que para nós não são apenas números, são pessoas. E queremos entregar soluções para elas.

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