Como consultar NF-es emitidas contra meu CNPJ em segurança?

Certificado Digital A1 ou A3? A escolha certa!
abril 3, 2017
Dicas para empresário ficar em dia com os tributos
abril 12, 2017

Você sabe consultar as Notas Fiscais Eletrônicas (NF-es) que foram emitidas por seus fornecedores contra o seu CNPJ? E a sua relevância e urgência?

É fato que desde a obrigatoriedade do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), meados de 2009, os afazeres contábeis das empresas passaram a ser monitorados passo-a-passo pela Receita. Uma pequena negligência por parte de um profissional da área pode resultar em penalidades capazes de colocar negócios em risco.

Por conta disso, ter conhecimento e o controle de cada Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) emitida contra o seu CNPJ é imprescindível. Nota cancelada, alterada e emitida sem seu aval são possíveis e essas ações não podem ser desconsideradas.

QUAIS SERIAM AS CONSEQUÊNCIAS DE NÃO SE ATENTAR AO SPED E DEIXAR DE CONSULTAR AS NF-ES AUTOMATICAMENTE?
Não atentar-se a registros feitos por intermédio de referida solução digital pode abrir uma grave ferida em seu negócio, colocando a saúde financeira em risco. Isso é possível graças à relação íntima estabelecida entre suas escriturações fiscal e contábil e o Fisco, a partir de sua utilização.

Uma distração, um equívoco ou até mesmo o popular “jeitinho” podem gerar multas penosas aplicadas pela RFB que, com a globalização das informações e auxiliada pelo avanço da tecnologia, quer reduzir a zero as possibilidades de fraudes e perda daquilo que é devido pelos contribuintes aos cofres públicos.

E acredite, esse objetivo está próximo da realidade e ninguém passará ileso, seja o Micro Empreendedor Individual (MEI) – ainda não participa do projeto SPED, mas existem, outras obrigações digitais disponíveis e passiveis de cruzamento, como por exemplo, fornecer para contribuinte que declara SPED – ou as grandes potências econômicas privadas.

DESAFIOS AO CONSULTAR AS NF-ES: COMO VENCÊ-LOS?
Várias empresas frequentemente relatam o desafio enfrentado para obter Chaves de Validação destinadas à sua empresa.

Para resolver esta questão, dentro do processo de Manifestação do Destinatário, acessível por intermédio do menu Serviços, no topo da página do Portal NF-e, da Secretaria da Fazenda (SEFAZ Nacional), foi disponibilizado um meio de atender a essa demanda.

Mas para que seja possível realizar a consulta no Portal da NF-e, é necessário ter um certificado digital instalado no seu dispositivo (notebook, desktop, tablet e afins).

 
QUAIS OS BENEFÍCIOS DE SE FAZER A CONSULTA DE NF-ES EMITIDAS CONTRA O SEU CNPJ?
Esse serviço permite que o destinatário obtenha informações sobre todas as notas emitidas contra o seu CNPJ, em todo o País, do dia anterior ao da solicitação ao prazo de 15 dias.

Por meio dessa consulta, como já adiantamos a possibilidade, há condições de identificar o uso indevido de sua Inscrição Estadual (IE) ou CNPJ por contribuintes emissores.

 O QUE A CONSULTA ÀS NF-ES EMITIDAS CONTRA O SEU CNPJ OFERECE?

  • Chave de Acesso da NF-e
  • Inscrição Estadual, CNPJ e Razão Social do Emitente
  • Data de Emissão e Data da Autorização da NF-e
  • Tipo de Operação da NF-e (Entrada/Saída)
  • Valor Integral da Operação
  • Situação da NF-e no Momento da Consulta (autorizada/cancelada/denegada)
  • Situação da Manifestação do Destinatário (ciência, confirmada operação, operação não realizada, desconhecida e sem manifestação do destinatário).

Mas existe um jeito mais fácil, sólido, confiável e com inúmeros outros recursos. É possível investir em um sistema que automatiza todo esse processo.

TODOS GANHAM, DOS COLABORADORES AOS DIRETORES
Automatizar a gestão dos documentos fiscais eletrônicos possibilita que colaboradores da empresa dediquem parte do seu horário de trabalho para outras atividades. E os diretores também

E não há segredo para viabilizar esse projeto.

Basta investir em um sistema chamado Tributum. Uma plataforma totalmente on-line, sem exigência de instalação de aplicativos ou qualquer outro software, que permite automatizar a captura de XML de NF-e e ainda fazer a gestão fiscal e tributária de toda sua empresa.

O Tributum faz o download automático de todas as notas emitidas contra o CNPJ da sua empresa. Quando você acessa o sistema, todos os arquivos XML já estão lá, pronto para uso e organizado de acordo com sua pré-configuração pessoal.

O sistema também gera economia com visita técnica. Além disso, uma equipe de especialistas oferece treinamento e suporte grátis.

TEM COMO GERENCIAR FILIAIS OU OUTRAS EMPRESAS DO GRUPO AO QUAL PERTENÇO?
Por ser planejado e desenvolvido para ajudar outras empresas, o Tributum gerencia múltiplos CNPJs – matrizes e filiais – e não há limites de NF-es armazenadas e nem número de usuários.

 E ONDE FICAM ARMAZENADOS TODOS ESSES ARQUIVOS XML?
Eles ficam na nuvem, em uma tecnologia chamada cloud computing (computação em nuvem, em tradução livre). É fácil de ser acessada em qualquer lugar e não corre risco de perder os documentos por conta de algum problema de hardware ou software.

APROVEITE ESSA OPORTUNIDADE DE CONHECER O TRIBUTUM
Quer conhecer o Tributum? Faça um teste grátis por 10 dias, contando com treinamento e suporte.

Ainda tem dúvidas? Comente e nossa equipe entrará em contato.
Críticas, sugestões ou elogios? Comente também e saiba que está colaborando com nosso aperfeiçoamento. E sim, queremos ser perfeitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *