Voltar a todos os posts

Tecnologia prática X indivíduo multi-tarefas

roshni Por Roshni Ranchod, psicóloga organizacional na STICORP

A expressão de Multi-tarefas (multitasking) atualmente pode ser definida como a realização de mais de uma tarefa ao mesmo tempo por um mesmo indivíduo. Ser capaz de poupar tempo fazendo múltiplas atividades, especialmente quando há uma longa lista de afazeres, tornou-se um recurso muito atrativo. Entretanto, será que a qualidade do trabalho realizado nessas atividades é a mesma? A capacidade de multi-tarefas seria algo positivo ou não? As opiniões se dividem nesse quesito e o processo de MULTITASKING já tem sido alvo de vários estudos. Abaixo seguem alguns pros e contras sobre o assunto:

Prós – Quando executamos tarefas simples tais como cozinhar e assistir TV, correr e conversar com um amigo, ou escovar os dentes escutando as notícias da manhã, a capacidade de multi-tarefas é nesse caso algo bom. Esta nos permite quebrar a monotonia e tédio que a nossa rotina diária pode ter. Multitarefas é uma boa maneira de aprender como lidar com interrupções e distrações e nos ajuda a desenvolver a habilidade de lidar com qualquer tipo de caos que pode vir a nos cercar.

Contras- Inúmeros estudos já provaram que tentar realizar várias tarefas ao mesmo tempo, reduz a capacidade de desenvolvimento cognitivo. Quando nós constantemente alternamos a atenção de uma tarefa para outra, e não nos focamos em somente uma atividade, nosso cérebro fica confuso e todos os processos parecem ficar mais lentos. Nós dividimos nossa atenção em múltiplas tarefas , como se estivéssemos fazendo um malabarismo e não conseguimos na verdade terminar nenhuma delas com sucesso, significando que leva mais tempo para fazer as tarefas e a qualidade de nosso trabalho decai. O processo todo nos faz ficar mais cansados e estressados.

Então ao se ver em uma situação em que tiver que fazer muitas tarefas, decida por priorizar a qualidade do trabalho feito. Às vezes é melhor focar  semente em uma atividade do que iniciar várias coisas e não conseguir terminar nenhuma delas. A partir dessa premissa, um grande aliado em nosso cotidiano seria a praticidade que encontramos nos avanços tecnológicos.

A tecnologia moderna tem experimentado várias mudanças através dos anos, tornando a vida mais fácil e acessível; A inovação e a tecnologia foram se desenvolvendo com o intuito de deixar a nossa vida mais prática e viável. Foram criados diversos tipos de recursos e soluções a fim de fazer com que tivéssemos “mais” tempo de aproveitar nossos momentos de lazer e nos “aliviar” das demandas de trabalho, projetos e do nosso próprio cotidiano.

Portanto, mantenha em mente suas prioridades, e deixe que a tecnologia te fornecer maior agilidade nas multi-tarefas que temos que realizar em nosso dia-a-dia. Desacelere!! Delegue!! Aproveite!!

 




E você, o que pensa sobre esse assunto?
Deixe sua opinião registrada nos comentários!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


comentários